Nosso WhatsApp

(16) 98208-1164

Entenda sobre a impermeabilização de estofados


 

Hoje daremos algumas dicas de limpeza de sofás e outros móveis estofados. Acontece que muitos carregam dúvidas referente a limpeza e com a diversidade de tecidos que temos hoje, fica cada vez mais difícil saber o que fazer na hora que a sujeira pega pra valer, por isso é muito importante prezar pela prevenção da sujeira. Assim surge a impermeabilização de sofás e outros estofados.

Como prevenir de sujeiras em estofados?

Há muito tempo se falam de impermeabilizar estofados, mas do que se trata? A impermeabilização de estofados se dá pela aplicação de produtos impermeabilizantes, resinas que permitem o bloqueio dos poros do tecido, que tem a função de protege-lo de penetração de líquidos de consistência aquosa ou oleosa, evitando impregnação nas fibras do tecido dos estofados, mantendo-os limpos e com o tom original nas cores por mais tempo.

Quais tecidos podem ser impermeabilizados?

A maior parte dos tecidos podem ser impermeabilizados, o que não é aconselhável para tecidos sintéticos, como PVC e Poliurteano, como os isocouros.

Como saber se um tecido pode ou não ser impermeabilizado?

Há um teste rápido e super simples, pingue algumas gostas de água sobre o tecido, se absorver o tecido pode ser impermeabilizado sem problema, em caso negativo, o tecido não deverá ser impermeabilizado.

Impermeabilizando, meus estofados estarão livres de qualquer sujeira?

Não, algumas substâncias são bem resistentes ao produto impermeabilizante, como urina de animais, tintas de caneta e batom, que podem sim manchar o tecido, mesmo estando impermeabilizado.

Posso limpar o estofados depois da impermeabilização?

Claro! Ele pode ser limpo até duas vezes por semana com o uso de aspirador de pó para remoção de poeira. Caso algum líquido seja derramado sobre o tecido, o procedimento correto é removê-lo com ajuda de papel absorvente (papel toalha). Mas muito cuidado nessa hora, você não pode pressionar ou esfregar a toalha de papel contra o líquido, pois pode fazer com ele penetre no tecido.

Quanto tempo dura a impermeabilização?

Após três ou quatro anos da aplicação, o impermeabilizante estará menos eficaz e o tecido vai precisar ser limpo de forma um pouco mais intensa.

 

Veja também:
Entenda os tipos de tecidos para o sofá e saiba escolher o seu
Saiba como manter seu sofá sempre novo
5 motivos para fazer a limpeza dos estofados com frequência