Nosso WhatsApp

(16) 98208-1164

Como manter seu carro limpo


 

Não basta apenas conservar o motor e lavar o carro por fora para tê-lo sempre limpo e desinfetado. O interior do veículo precisa de alguns cuidados especiais, principalmente para quem transporta crianças, come dentro do carro e quer se ver livre de poeiras e fungos. É bom lembrar que na hora de vender o automóvel, o estado de conservação do interior do veículo também conta. Com um pouco de tempo e alguns procedimentos simples, é possível manter o seu carro limpo e livre da sujeira.

Tenha sempre no porta-luvas um pano de ação eletrostática. Esse pano pode ser encontrado em grandes supermercados. Pode ser usado na limpeza de poeira, cabelos e partículas menores, já que a carga eletrostática que ele cria, atrai a sujeira e mantém presa ao pano, evitando espalhá-la. Passe o pano pelo menos uma vez por semana no interior do veículo.

Coloque uma flanela limpa e um spray anti-embaçante no porta-luvas para usar no vidro uma vez por semana. Procure não fumar dentro do carro. Mas se você fuma, há duas sugestões: coloque uma camada de bicarbonato de sódio no fundo do cinzeiro para absorver o odor e esvazie-o com freqüência ou ponha um pedaço de tecido macio embebido de amaciante no piso do carro (debaixo do banco). Ele também ajuda a reter o odor de cigarro.

Para limpar as partes plásticas internas do carro, use um pouco de água com sabão neutro em um pano bem macio e limpo. Aspire os estofados uma vez por semana e remova as sujeiras esfregando um pano com sabão neutro em movimento circulares. O mesmo serve se houver manchas de graxa ou batom (use uma escova para estes casos).

Se você transporta animais domésticos infectados com pulgas, aplique inseticida contra pulgas em pó ou em spray no banco do carro. Mas tenha paciência: as pulgas podem levar dias para serem exterminadas.
Limpe o painel com um pano úmido semanalmente. Aspire as frestas do painel (ar-condicionado, entrada para o rádio, acessórios de ventilação) com um aspirador de pó, quando houver necessidade (análise visualmente se há muita poeira nessas frestas).

Coloque uma sacolinha (de plástico ou tecido) pendurada no câmbio do carro para colocar papéis, panfletos ou sujeiras em geral. Esse lixinho improvisado pode ser obtido em grandes postos de gasolina, como brinde, ou pode ser reaproveitado das compras do supermercado. Procure esvaziá-lo com freqüência.

Limpando o estofado automotivo

A limpeza interior do carro é tão importante quanto sua limpeza externa. Afinal, adianta pouco deixar o carro brilhando após uma lavagem se os estofados estão cheios de poeira. Quem tem filhos pequenos sofre ainda mais com manchas de comida ou de canetas. É importante deixar o carro sempre limpo e arejado para evitar a proliferação de mofo. 
Fique sempre atento às manchas de gordura e não demore para limpá-las.

 

O que você pode usar:
- Aspirador de pó
- Sabão neutro
- Água
- Escova
- Álcool
- Removedor de cutículas 


Dicas

- Se encontrar manchas, passe uma escova com sabão neutro sobre a sujeira. Esfregue levemente em movimentos circulares, para não danificar o tecido. O sabão neutro é eficaz na limpeza de líquidos cremosos, como sorvete, e limpa também manchas de batom ou graxa; 
- Para limpar manchas de canetas esferográficas, misture um pouco de álcool a um removedor de cutículas e aplique sobre um pano seco. Passe com delicadeza sobre a mancha e deixe secar; 
- Se o estofado for de couro e tiver manchas de gordura ou tinta, passe um pano limpo com sabão neutro. Para manchas insistentes, procure uma pessoa especializada e faça um tingimento; 
- Manchas de arranhões em estofados de couro podem ser suavizadas com o uso de cera da mesma tonalidade. No banco do carro, aplique uma quantidade mínima e deixe secar bem; 


Serviços profissionais

- Você pode fazer uma impermeabilização nos estofados de seu carro. A técnica consiste na aplicação de um líquido impermeabilizante capaz de proteger o carro da sujeira e da umidade por até três anos. Procure uma oficina de sua confiança e informe-se sobre o serviço. 
Algumas oficinas também oferecem serviços especiais de limpeza de estofados a seco.

 

Atenção

- Evite deixar o carro exposto ao sol. Se os bancos do carro forem de couro, o material ficará ressecado e quebradiço com o tempo;
- Não utilize vaselina ou silicone na limpeza dos bancos de couro. Estes produtos penetram no material, prejudicam sua conservação e atingem a cola, soltando a forração.

 

Veja também:
Higienização de estofados em Ribeirão Preto
Entenda sobre a impermeabilização de estofados
5 motivos para fazer a limpeza dos estofados com frequência